01/05/2020 às 17:31

Recife - Pernambuco

60
4min de leitura

Partiu Pernambuco?

O Recife - tradicionalmente precedido pelo artigo - é uma cidade que se destaca em inúmeros aspectos. Conhecida por sua influência holandesa, a "cidade dos arrecifes", que hoje é um dos centros urbanos mais desenvolvidos do país, preserva muitos resquícios de seu período colonial, garantindo que uma viagem pela cidade revele não apenas as belezas naturais da costa brasileira, como também sua faceta histórica.

Urbana e viva, a capital pernambucana é de uma geografia ímpar. Ilhas, pontes, canais e casarões antigos incrementam o visual da chamada "Veneza brasileira", onde o calor forte é parte integrante do ritmo de vida local. No mar, plano de fundo dos recifenses, é Boa Viagem quem faz sucesso. A praia, que fica do bairro homônimo, chama atenção pelas águas esverdeadas e pelas piscinas naturais formadas na maré baixa. Turbarão? Tem sim, mas os nativos garantem que só em alto mar. 

Recife e Olinda (a cidade vizinha) formam uma dupla imbatível quando o assunto são os atrativos turísticos. Não deixe de reservar um tempo para conhecer a parte antiga das duas cidades - vá à Igreja da Sé, ao Convento São Francisco, ao Marco Zero, à Torre Malakoff, à Rua do Bom Jesus, à Capela Dourada e aos espaços construídos pelos primos Brennand, onde esculturas e objetos antigos fascinam os visitantes. 

A maior metrópole do Nordeste expressa seus valores nas mais variadas formas. No lado cultural, fala alto o talento de artistas como Romero Britto, Francisco Brennand e Nelson Rodrigues; enquanto nos sons, os ritmos alegres do frevo e do maracatu, e o Galo da Madrugada - já considerado o maior bloco carnavalesco do mundo - agitam turistas das mais diversas partes do país. 

Boa Viagem

As praias do Recife, na verdade, são poucas e se resumem, basicamente, a Boa viagem e Praia do Pina. A orla recifense tem águas esverdeadas e muitos coqueiros, proporcionando um belo plano de fundo para quem quer curtir o mar. Com águas mornas, especialmente no verão, fica difícil resistir à tentação de um mergulho!

Boa Viagem é, sem dúvida, a praia mais famosa da cidade e se caracteriza por ter uma ótima estrutura para turistas e por formar piscinas naturais na maré baixa. A praia possui quiosques, barracas e um calçadão bem movimentado. Grande parte dos hotéis fica também em Boa Viagem, garantindo proximidade e facilidade para chegar à praia. Já o Pina, por ser uma região mais popular, não é tão frequentado pelos turistas como em Boa Viagem. 

Baby Shark

Ao falar das praias do Recife e adjacências, há um assunto polêmico: os temidos ataques de tubarões. Há placas pelas praias informando sobre o risco de ataque e alertando para que os banhistas não ultrapassem os arrecifes ou fiquem no mar no período de maré alta. Muitas pessoas da região dizem que os ataques acontecem, principalmente, a surfistas, que se distanciam muito da areia, mas, mesmo que você esteja em uma área rasa, é interessante seguir as recomendações das placas. 

Parece estranho, mas a cidade do Recife em si não tem tantas praias, sendo muito frequente que os moradores da capital optem por deixá-la aos finais de semana para seguir rumo ao litoral norte ou sul de Pernambuco, onde se pode curtir as belezas de Calhetas, Carneiros ou, ainda, Porto de Galinhas. 

Deu fome?

Na culinária marcante é a diversidade de pratos que chama atenção. Há restaurantes de todos os tipos, mas são os sabores dos peixes e frutos do mar frescos aliados ao cardápio sertanejo que fazem encher os restaurantes da cidade. Sair de Pernambuco sem experimentar um caldinho ou o bolo de rolo é como ir a Roma e não ver o Papa. 

Visitamos uma feirinha culinária noturna na praia de Boa Viagem e jantamos acarajé e tapioca de carne de sol com queijo coalho, acompanhado de um caldo de cana com muito gelo. 

Turística, complexa, completa e cheia de atrativos, assim é Recife. Uma cidade de contrastes, trânsito intenso e problemas como qualquer grande capital, mas que se destaca pela culinária, pela cultura e, principalmente, pelo povo acolhedor. 

O que fazer em Recife?

Os atrativos para quem viaja ao Recife são vários! A cidade possui diversas opções de lazer, pontos turísticos, restaurantes, bares etc. Com tanta variedade, fica até difícil escolher o que fazer!

Amantes de história terão um roteiro bem recheado: Marco Zero, Rua do Bom Jesus, Centro Cultural Judaico, Capela Dourada, Forte das Cinco Pontas, Torre Malakoff - todos esses são locais superlegais para visitar, principalmente para quem curte arquitetura e história brasileira. Nossa dica é reservar ao menos um dia para conhecer o bairro do Recife Antigo e suas adjacências. Basta ter um mapa.

Fora da parte antiga da capital, há ainda o Instituto Ricardo Brennand e a Oficina Brennand, que ficam na Várzea e são boas opções de passeios ao ar livre. Em Olinda, reserve um tempo para conhecer o Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, o Alto da Sé e a Igreja da Sé, com uma vista espetacular!

01 Mai 2020

Recife - Pernambuco

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp