01/11/2020 às 16:57

Roteiro Morro de Amores - Morro Redondo - RS

461
3min de leitura

POUSADA DA CACHOEIRA

Pela BR 471 entramos no trevo de acesso a Morro Redondo. Fomos conhecer a Pousada da Cachoeira por indicação da jornalista Camila Tavares do Couto. Siga ela no instagram (@mila_pensandonasferias) e acompanhe várias dicas de diversos lugares. Rodamos uns 6 km até a entrada do acesso a Pousada e rodamos mais 4k por estrada de chão. Situada na Colônia São Domingos, em Morro Redondo, a Pousada da Cachoeira tem unidades que dispõem de sofá, área de estar, TV com canais via satélite, cozinha com todos os utensílios, louças, talheres, panelas, enfim, uma casa completa com Wi-Fi gratuito.  Os apartamentos tem churrasqueiras privativas, mas nos optamos em usar os vários quiosques espalhados pela pousada para assar uma suculenta carne de ovelha. 

Vinhos Nardello – Turismo Rural Localizada na Colônia São Domingos – em Morro Redondo – a propriedade Vinhos Nardello possui fácil acesso pela BR-392 (km 104) a 1 quilômetro da rodovia. Abre ao público de segunda a segunda – incluindo sábados, domingos e feriados – das 9h até o por do sol, sem necessidade de agendamento prévio. Há 40 anos em atividade familiar, a propriedade Vinhos Nardello voltou-se ao Turismo Rural nos últimos 14 anos e recebe público de todo território nacional e também do exterior. Além de um amplo espaço para curtir o melhor do ambiente rural, também oferece área de lazer e recreação para crianças e impecável estrutura para recepção dos visitantes. 

Atrativos: 

Visitação à Cantina de Pedra (vinícola) 

Visita ao parreiral e entorno da propriedade 

Área de lazer

Vinhos e Suco de Uva 

Produtos coloniais e artesanais 

Combo: café com roda de carreta 

Tábua de frios 

Cesta de piquenique 

A cidade de Morro Redondo conta com empreendimentos que propiciam aos visitantes momentos fora do cotidiano de centros urbanos, integrados à gastronomia, hospedaria e lazer durante o ano inteiro, formando o Roteiro Turístico Morro de Amores. Vinícola aberta à visitação. Produção e varejo de vinhos artesanais com uvas cultivadas na propriedade. Entrada livre e sem agendamento, exceto p/ grupos. Fone/WhatsApp (53) 98466-8047

Morro de Amores

O nome do Município de Morro Redondo tem sua origem em um morro situado na zona urbana da cidade cujo aspecto apresenta-se arredondado. O Município possui aspectos predominantes das colonizações alemã e portuguesa, caracterizando uma arquitetura própria da região rural do sul do Estado.

Anterior ao processo migratório no Município, já habitavam aqui algumas famílias de origem portuguesa principalmente na região hoje denominada "Passo do Valdez", onde se estabeleceram os primeiros comércios do Município. Morro Redondo ergueu-se a partir do loteamento de sesmarias (13063 hectares cada) pertencentes a portugueses e iniciou sua colonização com a chegada de imigrantes alemães, italianos e também pomeranos.

A imigração italiana teve início em 1875, com o loteamento de terras pertencentes ao português Afonso Pena, originando mais tarde a atual colônia Afonso Pena. O primeiro núcleo de colonizadores alemães e pomeranos estabeleceu-se na atual colônia São Domingos, no ano de 1886, com o loteamento das terras pertencentes ao político José Domingos de Almeida.

O fluxo de colonização alemã progrediu até 1892. A luta pela conquista da emancipação contou com o apoio de toda a comunidade, onde suas principais metas eram melhores condições de trabalho e saneamento básico adequado.

Em Abril de 1988, realizou-se o plebiscito para apurar a decisão da comunidade sobre a proposta de emancipação política do Município, que foi aceita pela maioria. A primeira eleição municipal para o poder legislativo e executivo deu-se no dia 15 de novembro de 1988.

A cidade de Morro Redondo conta com empreendimentos que propiciam aos visitantes momentos fora do cotidiano de centros urbanos, integrados à gastronomia, hospedaria e lazer durante o ano inteiro, formando o Roteiro Turístico Morro de Amores.

Belas paisagens, originalidade, ruralidade e tranquilidade convidam a Região Sul para conhecer os potenciais do município, além de oferecer uma experiência única em sentir a essência da vivência local.O projeto foi concretizado em 2014 e possui parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Executivo, Legislativo, Emater-RS/ Ascar, Embrapa, produtores e colaboradores.A tradição do saber fazer doces coloniais – que abrange Pelotas e região (Arroio do Padre, Capão do Leão, Morro Redondo e Turuçu) – certificada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), também estimula o desenvolvimento local.

01 Nov 2020

Roteiro Morro de Amores - Morro Redondo - RS

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Logo do Whatsapp